Tutorial Sangria e Exportação



SANGRIA E MARGENS

Após o processo de impressão o material será cortado ("refilado") no tamanho correto. Mas o corte pode sofrer uma variação de até 3mm. A forma correta de se lidar com essa variação é usar a sangria no documento. "Sangrar" significa fazer a arte ultrapassar o limite do formato final.

TODO ELEMENTO que faz contato com as bordas (limites do material) deve ser sangrado, ultrapassando em no mínimo 3mm a borda da página. Da mesma forma, se deve adicionar uma margem de segurança interna de 3mm para impedir que informações importantes, como textos e logos, por exemplo sejam cortadas.

Repare nas faixas coloridas que ultrapassam as marcas de corte do material. Veja também como o texto respeita a margem de segurança. Dessa forma, mesmo que haja variação no corte, sua arte não será comprometida.

Sem a sangria, a arte pode ser comprometida. Como mostra a imagem, informações importantes, incluindo o logo, serão cortadas. As faixas brancas abaixo e à direita decorrem da variação da linha de corte (em vermelho).



SANGRIA E MARGEM DE SEGURANÇA NO INDESIGN

Para aplicar a sangria e a margem de segurança no seu arquivo você deve seguir os passos apresentados neste tutorial. Todas as instruções deste tutorial usam como o software padrão o Adobe Indesign.

- Sangria

Vá ao Menu Superior > File [Arquivo] > Document Setup [Setup do Documento]

 

Uma janela se abrirá onde você poderá editar tanto o tamanho da sua página quanto as sangrias necessárias. Caso o painel 'bleed' [sangria] não apareça ao abrir a janela, clique em 'More options' [Mais Opções].
                              
No painel 'bleeds and slug', coloque a medida de 3mm em todos os campos de 'bleed' [sangria].
                       
Seu documento deve ficar com aparência semelhante à do documento abaixo.

 

- Margem de Segurança

Vá ao Menu Superior > Layout > Margins and Columns [margens e colunas].


Na janela seguinte, no painel 'Margins' [margens], coloque a medida de 3mm em todos os campos. Clique em OK.


Seu documento deve ficar com aparência semelhante à do documento abaixo.

  



COMO GERAR UM ARQUIVO PDF/X-1A NO INDESIGN

Antes de fechar seu arquivo, verifique sempre se ele está com as configurações de margens e sangrias correspondentes a cima.
Para ter certeza que seu trabalho vai ser impresso sem problemas, sugerimos 3mm de sangria e 3mm de margem de segurança. [Vide item "Sangria e margem de segurança" do tutorial].
Para salvar o arquivo em PDF você deve, com o arquivo aberto e aprovado, ir ao menu File [Arquivo] e escolher a opção Export [Exportar].

Abrirá uma janela onde você fará o seu perfil de PDF. No campo 'Preset Name' [Nome da Predefinição] coloque um nome para identificar a predefinição facilmente, ex: "GraficaJB".

No painel Pages [Páginas], deixe marcadas as opções 'All' e 'Spreads', no painel Options [Opções] no campo 'Export Layers' [exportar camadas] deixe a opção 'Visible & Printable Layers' [camadas visíveis e imprimíveis], no Painel Include não altere nada.


 

Na lista à esquerda da janela, clique na opção 'Marks and Bleeds' e no painel 'Marks' [Marcas] assinale as opções 'Crop Marks' [Marcas de Corte], Bleed Marks [marcas de sangria] e 'Registration Marks' [Marcas de Registro]. No painel 'Bleed and Slug' marque a opção 'Use Document Bleed Settings' [usar configurações de sangria do documento].

Feito isso, clique em Export [Exportar].